Folha de arroz | Blog BCooker's
BCooker'sum Blog saído da Caixa
25 maio 2018

A beleza na simplicidade da folha de arroz

Na cozinha

A beleza na simplicidade da folha de arroz

Quando um simples ingrediente contribui para que toda a receita culmine numa refeição saudável, merece toda a nossa atenção. Não é por acaso que assim que teve início a Primavera começamos a divulgar as nossas receitas de Spring Rolls.

BÁHH TRÁNG: Nome complicado, composição simples

Inventada na China, a folha de arroz hoje em dia é muito utilizada na culinária tailandesa e vietnamita. O Báhn Tráng, nome pelo qual a folha é conhecida no Vietname, basicamente é um crepe muito fino feito com farinha de arroz, água e sal, cozido a vapor e seco ao ar livre, tradicionalmente, em esteiras de palha. Vendido na forma de círculos de massa branca, quase transparente, é muito utilizado nos famosos spring rolls vietnamitas, os “Gỏi cuốn”.

 

Pratos saudáveis, criativos e nutritivos

A folha de arroz é praticamente translúcida, permitindo confeccionar pratos coloridos de uma beleza singular uma vez que exibe as cores dos ingredientes. Apesar de ser um ingrediente simples, possibilita a confecção de receitas mais complexas e com grande valor nutricional, devido à combinação infindável de recheios que permite. Para além disso, a farinha de arroz é baixa em gorduras e calorias, excelente para quem quer manter a linha, e é uma óptima alternativa para quem tem alergia ou intolerância ao glúten, uma vez que é isenta do mesmo.

 

Como preparar as folhas de arroz

O principal obstáculo para trabalhar com a folha de arroz é manuseá-la sem a rasgar, uma vez que esta quebra facilmente. São necessários alguns procedimentos para hidratar e suavizar a folha, antes da sua utilização:

  • Demolhe as folhas, uma de cada vez, numa taça com água tépida, durante cerca de 20 segundos.
  • Coloque-a por cima de uma tábua de cozinha e, com um pano, retire o excesso de água.
  • Após a hidratação, a folha deverá estar com uma aparência translúcida e uma consistência flexível. Isto significa que está pronta a ser utilizada.

Se preferir pode consultar a técnica de rechear folhas de arroz, no vídeo que disponibilizamos no nosso canal do Youtube.

 

Onde utilizar as folhas de arroz

A folha de arroz é um ingrediente que já foi cozido, por isso é suficiente hidratá-la para que se torne comestível. A criatividade é o limite para a utilização das mesmas. Damos-lhe aqui algumas dicas:

  • A mais óbvia e comum de todas, é  utilizar as folhas de arroz para fazer lindos spring rolls nos quais a transparência da folha faz brilhar os ingredientes. É no recheio que pode dar asas à sua imaginação!
  • Outra utilização que pode dar é alterar o modo de confecção. Em vez de simplesmente hidratar a folha e recheá-la, pode ainda levá-la a fritar até que o invólucro fique crocante e dourado.
  • Mais "fora da caixa", é sair da tradição asiática e "ocidentalizar" a folha de arroz numa deliciosa sobremesa. Basta rechear uma folha de arroz com frutas frescas e um delicioso molho de iogurte ou natas.

 

Ficou com vontade de experimentar? Esta semana temos uma deliciosa receita de spring rolls de carne e vegetais. Espreite!

Não perca tempo.
Não perca tempo.
BCook ou BCook Express
  • Receitas saudáveis e equilibradas
  • Confeção rápida e simples
  • Entregue à sua porta

Só falta mesmo escolher.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay