Utensílios de Cozinha para Férias | Blog Bcooker's
BCooker'sum Blog saído da Caixa
11 agosto 2017

Checklist de férias: kit de cozinha para levar na mala

Na cozinha

Checklist de férias: kit de cozinha para levar na mala

Organizar uma mala quando vamos de férias já é, per si, um exercício que implica tempo e dedicação, para que nada falte: são os produtos de higiene pessoal, sapatos, roupa, gadgets, livros... tudo parece ser indispensável. Quando um dos objetivos nas férias também é cozinhar, acresce a esta lista os utensílios de cozinha que temos de levar para garantir o sucesso das férias.

Para algumas pessoas, estar de férias não significa comer fora todos os dias. Muitos de nós não se conseguem libertar do Chef que têm dentro de si e aproveitam as férias para conhecer mercados e produtores locais, e depois se dedicarem ao prazer de cozinhar refeições caseiras para a família e/ou amigos.

No entanto, utilizar uma cozinha que não é a nossa, pode ser um verdadeiro desafio e muitas vezes encontrar algo tão simples como uma faca que corte bem torna-se um verdadeiro quebra-cabeças. Para que tal não aconteça, sugerimos uma lista de alguns bens e utensílios de cozinha essenciais para levar na mala.

 

Checklist de férias - os essenciais

Uma boa faca:

  • se não é daquelas pessoas que leva o seu próprio estojo de facas sempre que planeia cozinhar fora de casa, já percebeu que uma boa faca é um dos itens mais difíceis de encontrar em boas condições em casas alugadas. Por ser tão essencial, escolha uma boa faca multiusos, que tanto sirva para cortar carne como para picar a cebola em vez de amassá-la.

Descascador de legumes:

  • um bom descascador é essencial para facilitar a preparação dos legumes e para preparar rapidamente alguns pratos perfeitos para o jantar depois de um dia intenso de praia, como a nossa sugestão de tagliatelle de courgette.

Ralador:

  • na verdade, recomendamos dois, um de lâmina fina para ralar citrinos e especiarias, outro de lâmina mais larga porque é verão e este é um utensílio essencial para algumas saladas.

Espátulas e/ou colher de pau:

  • neste caso, em particular, aconselhamos a que leve a(s) sua(s) por uma questão de higiene. A colher de pau está presente em qualquer cozinha, no entanto, se não for limpa corretamente acumula muitas bactérias. Por isso o ideal é levar a sua própria espátula ou colher de pau. Se mesmo assim se esquecer de a levar, deixamos aqui uma dica de como eliminar bactérias deste utensílio de madeira: misture quantidades iguais de água e vinagre e deixe a colher de molho neste líquido por 30 minutos. Depois é só lavar normalmente.

Abre-garrafas:

  • para quem já teve a experiência (exasperante) de tirar do frigorífico uma boa garrafa de vinho branco, pronta a saborear ao jantar após um escaldante dia de praia, e não encontrar um abre-garrafas para a abrir, conhece bem a importância deste utensílio de cozinha. Coloque-o já na mala!

Moinho de pimenta (devidamente reabastecido):

  • é essencial porque a pimenta moída de boa qualidade transforma os pratos mais simples.

Condimentos/temperos:

  • aqueles especiais que não dispensa nos seus cozinhados (flor de sal, especiarias, ervas aromáticas, etc.).

 

Checklist de férias - utensílios de cozinha se ainda tiver espaço na mala:

Uma boa frigideira:

  • acredite, não vai querer deparar-se com uma frigideira em más condições de utilização durante as férias, quando ninguém dispensa uns bons ovos mexidos ou umas panquecas.

Um espremedor de citrinos:

  • por duas boas razões: 1) é verão e não vai querer que falte limonada na sua mesa; 2) se vai fazer panquecas e ovos mexidos, é obrigatório ter sumo de laranja para acompanhar.

Uma manga refrigeradora:

  • porque ocupa menos espaço que um frapé/balde e é essencial para arrefecer aquela garrafa de vinho que graças a esta checklist conseguiu abrir.

Uma panela grande:

  • se o objetivo é cozinhar para usufruir da companhia de familiares e/ou amigos, é melhor pensar em levar consigo uma panela grande. Geralmente os utensílios existentes nas cozinhas de casas alugadas não contemplam panelas para alimentar os pais, os filhos, os irmãos, os sobrinhos, os amigos, e os amigos dos amigos. Se mesmo assim não ficou convencido(a), damos-lhe mais um bom motivo: poupar espaço na mala! Como? Arrumando no interior todos os itens referidos anteriormente na checklist. 

 

E no seu caso? Qual é o bem essencial para cozinhar que não dispensa quando viaja? Partilhe connosco na nossa página do Facebook.

Não perca tempo.
Não perca tempo.
Receba os ingredientes em casa.
  • Os ingredientes mais frescos
  • Receitas originais criadas para si
  • Um serviço de entrega à porta

Só falta mesmo o seu toque de chef.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay