Cogumelo shiitake | Blog BCooker's
BCooker'sum Blog saído da Caixa
12 outubro 2018

Cogumelo shiitake: o tónico da imortalidade

Na cozinha

Cogumelo shiitake: o tónico da imortalidade

O cogumelo shiitake (cogumelo preto do Japão) é nativo da Ásia, mas consegue-se encontrar facilmente nos supermercados portugueses. A origem do nome está relacionada com o seu método tradicional de cultivo em troncos mortos: "shii" é o nome da árvore cuja madeira era utilizada no Japão para cultivar os "takes" (cogumelos).

 

Cogumelos Shiitake - Como preparar e cozinhar?

Os shiitakes são grandes e têm um sabor a terra típico dos cogumelos selvagens. Uma boa sugestão de receita shiitake é em pratos de carne, sopas, guisados, molhos ou, podem ser utilizados como um substituto para a carne já que possuem uma boa quantidade de proteínas e apresentam a consistência e sabor que lembram os produtos de origem animal.

Podem ser adquiridos desidratados ou frescos. O shiitake desidratado tem de ser demolhado em água morna, pelo menos durante uma hora. O ideal é colocar os shiitakes secos de molho durante a noite e antes de os utilizarem passá-los por água corrente. A água em que estiveram demolhados pode depois ser utilizada como caldo para dar sabor à receita principal. 

O shiitake fresco, por ser poroso, não deve ser limpo com água corrente, mas sim com uma escovinha ou um pano húmido e limpo. Se o caule estiver macio, não é necessário retirá-lo, até porque esta parte mais dura do cogumelo para além de dar um sabor mais amadeirado, contém propriedades muito benéficas para a saúde.

Devem ser cozinhados de forma lenta para atingirem o sabor completo. Isto deve-se a uma variedade de enzimas encontradas no seu corpo, que não têm tempo suficiente para libertar o seu sabor máximo, se este for cozinhado muito rapidamente.

 

Benefícios do Shiitake

Não é por acaso que o shiitake é conhecido como o "tónico da imortalidade"! Para além de todos os benefícios na cozinha, as propriedades do shiitake são terapêuticas, sendo utilizado na Medicina Tradicional Chinesa há mais de 6 mil anos:

  • Tem um baixo valor calórico e baixa quantidade de gordura.
  • Contém um interessante valor proteico, sendo por isso indicado para dietas vegetarianas.
  • É rico em fibras, vitaminas do complexo B, minerais e antioxidantes.
  • Tem compostos com efeito imunopotenciador, que favorecem o nosso sistema imunitário prevenindo doenças e infeções.

 

Fonte: DGS

Não perca tempo.
Não perca tempo.
BCook ou BCook Express
  • Receitas saudáveis e equilibradas
  • Confeção rápida e simples
  • Entregue à sua porta

Só falta mesmo escolher.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay