Endívia - Um legume refrescante | Blog BCooker's
BCooker'sum Blog saído da Caixa
27 fevereiro 2018

Quer limpar o organismo de impurezas? Consuma endívias!

Na cozinha

Quer limpar o organismo de impurezas? Consuma endívias!

Da total escuridão nasceu um legume caro, elegante, sofisticado, muito versátil e benéfico para a saúde.

A endívia é uma hortaliça da família da chicória que surgiu por acaso, em plena segunda Grande Guerra Mundial (1843), época em que era quase impossível manter hortas ao ar livre, devido às bombas. Como alternativa os camponeses plantavam verduras em estábulos, celeiros e adegas, locais que por serem abrigados do sol fizeram a planta da chicória desenvolver de forma diferente, com folhas brancas alongadas devido à ausência de luz. Surgiu assim a endívia, que nos nossos dias é cultivada em estufas climatizadas e escuras para evitar o efeito da fotossíntese.

É um legume refrescante (95% de água), crocante, de sabor ligeiramente amargo, pouco calórico (cada folha de endívia tem apenas 1 caloria) e muito rico em fibra, vitaminas (B, C e K) e diversos micronutrientes (cálcio, ferro, magnésio, zinco, ácido fólico, selénio e potássio). As suas extraordinárias propriedades fazem com que tenham uma ação depurativa no nosso organismo, sendo um excelente estimulante para o baço, rins e fígado.

A folha branca em formato de espiga de milho, com ponta amarela ou roxa, é muito requintada, ideal para embelezar qualquer prato.

 

Como escolher

  • Rejeite as endívias que têm manchas escuras ou avermelhadas e prefira as que têm as folhas bem fechadas;
  • Escolha as que estão mais brancas, firmes (as folhas não devem estar enrugadas ou moles) e com as pontas verde claro. As que têm as pontas verte escuro, são mais amargas;
  • Tenha em atenção que quanto mais pequena a folha, mais crocante e saborosa é.

 

Como preparar

A higienização da endívia, é um pouco diferente das outras verduras. Para evitar o sabor amargo, é importante evitar a sua permanência em água. Uma solução poderá ser a de passar um pano húmido folha a folha. Crua, deve de ser temperada só no último minuto para evitar que as folhas fiquem acastanhadas.

 

Como preservar

Pode conservar a endívia por cerca de 5 dias no frigorífico, num saco de plástico perfurado, preferencialmente numa gaveta pois a escuridão ajuda a manter os flavonoides benéficos. Nunca pode ser congelada, pois perde todos os seus nutrientes.

 

Como consumir

A endívia é um vegetal caro e, como tal, não deve ser desperdiçada uma única folha! Felizmente é muito versátil na cozinha, quer seja crua, cozida, gratinada, em vinagretes, grelhados, refogados ou assados. Consumida crua é refrescante, crocante e com o sabor amargo mais atenuado. Existem diversas receitas com endívias. É um alimento excelente para ser servido como entrada, quer seja recheada ou para substituir o pão ou as torradas que geralmente acompanham o húmus, o guacamole ou outros molhos (dips).

Fontes: Care2 | Endive

Não perca tempo.
Não perca tempo.
BCook ou BCook Express
  • Receitas saudáveis e equilibradas
  • Confeção rápida e simples
  • Entregue à sua porta

Só falta mesmo escolher.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay