Tomate - Variedades, Benefícios para a Saúde, Conservação e Receitas | Blog Bcooker's
BCooker'sum Blog saído da Caixa
3 agosto 2017

Está na melhor altura para... comer tomate!

Na cozinha

Está na melhor altura para... comer tomate!

Não é por acaso que esta semana temos uma receita de pizza com 3 tipos de tomates: chucha, coração-de-boi e cherry. Apesar da sua época ter começado em junho, e ir até outubro, é no Verão a melhor altura para os consumir pois com o sol, luz e calor amadurecem de forma natural e ficam com um sabor irresistível.

No sentido botânico do termo, o tomate é um fruto. No entanto, não tem a doçura da fruta, por isso é preparado e utilizado como um legume, um dos mais populares na alimentação dos portugueses.

 

O melhor do mundo é português

Podíamos estar a falar do Cristiano Ronaldo mas, neste caso, o elogio é atribuído ao tomate. Na opinião do Presidente da "Organização Europeia dos Industriais do Tomate", Miguel Cambezes, "o tomate português é o melhor do Mundo". O que tem "melhor cor, mais sabor e o mais doce" devido à qualidade dos solos e às condições únicas de clima tais como exposição longa ao sol. Isto faz com que o "brix" (nível de açúcar do tomate) seja um dos mais altos, daí o sabor único e riqueza nutricional excecional. Portugal é atualmente um dos maiores produtores mundiais de tomate (o quinto), e um dos mais conceituados lá fora (95% da produção é para exportação).

 

Do amarelo ao vermelho numa enorme diversidade

Existe mais de 1000 variedades de tomate, em cores que vão do amarelo ao verde, laranja, vermelho, castanho e até algumas às riscas. Em Portugal, alguns dos mais apreciados tomates são:

  • Cherry: também conhecido por tomate cereja, é um tomate miniatura com um sabor mais adocicado e refrescante, ideal para saladas ou para servir como snack.
  • Chucha: variedade que se caracteriza pelo seu formato oval. Tem cor avermelhada e polpa rija sendo por isso mais indicado para saladas. É o tipo de tomate ideal para secar ou conservar.
  • Coração-de-boi: é um tomate de grande calibre, com forma irregular, casca fina e polpa carnuda, vermelha e com poucas sementes. Excelente para ser consumido cru.
  • Redondo: de tamanho médio e casca resistente é o que surge com maior frequência à venda nos supermercados. É óptimo para cozinhar e o mais rentável para a indústria alimentar na produção de polpas, ketchup ou conservas.

 

Dicas de conservação do tomate

Fora de época o tomate perde sabor e qualidade por isso existem tantos modos de conservação que permitem o seu consumo todo o ano.

  1. Secar: o melhor tomate para secar é o chucha. Corte o tomate a meio desde o cálice até à ponta. Disponha todas as metades com a polpa virada para cima num tabuleiro e polvilhe com sal fino a gosto. Agora tem duas opções: 1) usar o forno a 50º com a porta ligeiramente aberta durante algumas horas ou 2) colocar diretamente ao sol quente de verão, durante 3 a 5 dias, tendo sempre o cuidado de o guardar num local seco durante a noite, para que não tenha contacto com humidade e crie bolores mais tarde. Guarde os tomates secos num recipiente longe da luz em local seco ou coloque-os dentro dum frasco com azeite, malagueta e alecrim.
  2. Congelar: os tomates podem ser congelados inteiros, basta lavá-los muito bem, secá-los e colocá-los no congelador. Para descongelar coloque o tomate em água fria e retire a casca que sairá com muita facilidade.
  3. Conservar em molho: faça o molho de tomate a seu gosto (sugestão: utilize tomate redondo, cebola, alho, manjericão, malagueta, sal e azeite) deixe-o refogar até retirar o máximo de água possível e depois passe-o pela varinha mágica. É importante que fique com uma consistência espessa. Use frascos de vidro com tampa de metal ou frascos próprios para conservas. Ferva os frascos de vidro em água para esterilizar, encha com o molho ainda quente e no final polvilhe a superfície com um pouco de sal fino. Tape muito bem os frascos e coloque-os dentro de uma panela cobertos com água e deixe ferver 15-20min. Irá notar que se começam a libertar bolhas de ar muito pequenas, significa que o ar está a sair do frasco e a formar vácuo. Guarde os frascos num local seco e escuro.

 

Versátil e delicioso, serve de inspiração a muitas receitas

O tomate é um dos frutos mais versáteis na culinária. Como snack, em sumos, em saladas, em molho, em sopa, em gaspacho, em doce... enfim, há um universo de possibilidades na forma como pode ser consumido. Na BCook temos diversas sugestões saudáveis e deliciosas para que o tomate não falte à sua mesa este Verão:

 

Fontes: Observatório do Tomate | Hortas.info 

Não perca tempo.
Não perca tempo.
BCook ou BCook Express
  • Receitas saudáveis e equilibradas
  • Confeção rápida e simples
  • Entregue à sua porta

Só falta mesmo escolher.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay