Ingrediente em destaque: Bolo do Caco | BCooker's
BCooker'sum Blog saído da Caixa
1 julho 2017

Ingrediente em destaque: Bolo do Caco

Na cozinha

Ingrediente em destaque: Bolo do Caco

O bolo do caco é um pão típico da Região Autónoma da Madeira, cuja popularidade atravessou o oceano e tornou-o protagonista em muitas tabernas modernas. Agora é comum encontrar versões do mesmo em lojas de bairro, hipermercados e espaços de restauração, mas o verdadeiro e original pertence às duas belas ilhas atlânticas que compõem o arquipélago: Madeira e Porto Santo.

Reza a história, que há uma ligação entre o bolo do caco e o pão que o povo hebreu cozia, em formato achatado, como é referido no Antigo Testamento. Na versão tradicional madeirense é cozido em cima de um caco de basalto, daí a sua designação. Hoje em dia essa cozedura pode ser feita numa superfície quente ou em frigideiras ao lume.

Este fabrico peculiar, sem precisar de forno, nasceu da proibição de construir fornos particulares, em muitos forais quinhentistas, o que levou a que a população cozesse o pão em fornos que pertenciam ao Rei, aos grandes senhores ou às Ordens religiosas, tendo que pagar por isso. O Bolo do caco era a solução para as famílias mais humildes confeccionarem pão, sem necessidade de pagar pela sua cozedura.

Hoje em dia, a forma mais típica de o consumir é como acompanhamento de espetadas nos arraiais da Madeira, mas também pode ser consumido como entrada, barrado com manteiga de alho caseira que derrete no pão ainda quente ou ainda como iguaria principal, em pregos, sandes de filete de espada e mais recentemente em hambúrgueres, ou no que a imaginação permitir.

Para o confeccionar é só juntar farinha de trigo, água, sal e fermento. Para diferenciá-lo e torná-lo um verdadeiro bolo do caco, o segredo está na forma de tratar a massa deixando-a levedar 3 vezes!

O Bolo do Caco está em destaque no menu BCook desta semana, com a receita de Fígados de aves em vinho Madeira e pimentos padrón em bolo do caco. É a nossa forma de homenagear a Região Autónoma da Madeira, cujo dia se comemora a 1 de Julho. Esta é uma daquelas combinações improváveis que resultam em cheio (acredite, já testámos!!).

Não perca tempo.
Não perca tempo.
BCook ou BCook Express
  • Receitas saudáveis e equilibradas
  • Confeção rápida e simples
  • Entregue à sua porta

Só falta mesmo escolher.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay