Melancia - Origem, Propriedades, Benefícios e Receitas | Blog BCooker's
BCooker'sum Blog saído da Caixa
12 julho 2017

Ingrediente em destaque: Melancia

Na cozinha

Ingrediente em destaque: Melancia

Disponível no mercado de julho a setembro, a melancia é um dos frutos que melhor carateriza o Verão, não sendo por acaso que deixa tantas saudades nos restantes meses do ano. Tudo neste fruto pode ser consumido, desde a polpa vermelha, suculenta, doce e refrescante (incluindo as sementes) à casca verde e lustrosa. 

Apesar de ter um elevado teor de água (cerca de 92%), a melancia é oriunda das regiões secas de África, onde é cultivada há mais de 5.000 anos. Na Europa só foi introduzida no século XIII, pelos mouros, e desde então é consumida das mais diversas formas: às fatias, em saladas de fruta, em sumos, ou mesmo em pratos salgados tal como as duas sugestões que apresentamos na BCook desta semana.

Podem ser feitas conservas com a casca, de preferência biológica para evitar pesticidas, e as sementes podem ser utilizadas em diferentes e criativas alternativas: assadas (como fazem no Oriente Médio), em farinha que por sua vez é transformada em pão (como acontece na Índia) ou em chá com propriedades medicinais.

A melancia está em destaque no menu BCook desta semana, em duas receitas salgadas que demonstram bem a versatilidade deste fruto e a criatividade da nossa Chef Mónica Pereira: "Salada de feijão mungo, feta e melancia" e "Secretos de porco preto com salada de melancia".

Não perca tempo.
Não perca tempo.
BCook ou BCook Express
  • Receitas saudáveis e equilibradas
  • Confeção rápida e simples
  • Entregue à sua porta

Só falta mesmo escolher.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay