Kefir o super probiótico, benefícios, tipos, conservação e doação | Blog BCooker's
BCooker'sum Blog saído da Caixa
24 agosto 2017

Kefir: o alimento super probiótico

Na cozinha

Kefir: o alimento super probiótico

O termo kefir vem do eslavo "keif", que significa bem-estar ou bem viver e, de facto, quem consome este alimento pode confirmar os seus inúmeros benefícios.

 

Os dois tipos de Kefir

Os grãos de kefir constituem uma cadeia de bactérias e leveduras que tem a aparência muito semelhante a uma couve flor. Também são chamados de Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte e Lotus de Neve. Podem ser cultivados em água ou leite:

  • Kefir de leite: pode ser cultivado em diferentes tipos de leite (vaca, cabra, ovelha, soja, coco ou arroz). A aparência é semelhante à do leite coalhado e o sabor lembra um iogurte, só que um pouco mais ácido e com um valor nutricional e terapêutico muito superior.
  • Kefir de água: pode ser cultivado em água mineral ou água de coco com açúcar mascavado ou açúcar demerara. É ideal para alérgicos e intolerantes à lactose. Independentemente do substrato em que o kefir é preparado, a sua composição e os produtos gerados durante o processo são semelhantes.

 

Como preparar kefir

A bebida pode ser preparada em casa, desde que se respeitem algumas instruções na sua preparação:

  1. Deitar a água ou o leite num frasco de vidro e juntar os grãos de kefir (cerca de 150 gr para 750 ml de leite).
  2. Tapar o frasco com um pano ou gaze e deixar o líquido fermentar entre 24 a 48 horas, num local sem luz, a uma temperatura de 18-30ºC (os grãos não podem ir ao frigorífico porque morrem). Quanto maior a temperatura ambiente, mais rápido fermenta. Quanto mais tempo a fermentar, mais ácido fica.
  3. Depois deste período (os grãos nunca devem ficar no mesmo líquido mais de 48 horas) o líquido já fermentado deve ser coado e está pronto a consumir. Pode ser armazenado no frigorífico durante 1 ou 2 dias.
  4. Os grãos de kefir após serem coados devem ser novamente adicionados a outro líquido, seguindo os mesmos passos descritos anteriormente, de forma cíclica e por tempo indeterminado. 

 

Algumas dicas para conservar os grãos de kefir

Para que os benefícios do kefir se mantenham, devem ser seguidos alguns cuidados:

  • No Verão, deve lavar o cogumelo uma vez por semana com água tépida (morna), no Inverno pode fazê-lo de 15 em 15 dias.
  • Nunca use água fria porque, tal como no frigorífico, o cogumelo morre.
  • Prefira água mineral ou filtrada porque o cloro presente na água da torneira pode comprometer a qualidade do produto.
  • Armazene sempre os grãos com o substrato (leite ou água) para que não morram. Se passar mais de 36 horas sem contato com o substrato, deite-os fora.
  • Nunca utilize recipientes ou colheres de metal para armazenar ou confeccionar o kefir. Isto porque o kefir é ácido e quando entra em contato com metais reage. Os materiais menos reativos são a madeira, o vidro ou o plástico.

 

Como consumir kefir

Nas receitas desta semana, temos uma excelente sugestão de salada de pimentos doces com molho kefir. No entanto, o kefir é tão nutritivo que pode substituir uma refeição (o ideal é adicioná-lo a outros alimentos benéficos para a saúde, tais como frutas, mel, granola, entre outros) e pode ser consumido diariamente, preferencialmente de manhã e/ou à noite. Para que o kefir se consiga proliferar corretamente deve ser associado a uma boa hidratação por isso é essencial a ingestão de muitos líquidos. 

 

Como adquirir kefir

Um dos aspetos mais interessantes do kefir é que não é vendido, mas sim compartilhado: é frequentemente passado de uma pessoa para outra através de pequenas doações entre amigos e, como prolifera tão eficazmente, nunca chega a um fim. Funciona como um "bem em cadeia", pois aos doarmos os primeiros grãos damos continuidade a um ciclo de partilha de um alimento que promove a saúde e o bem-estar por todos aqueles que nos rodeiam. 

 

Fontes: Esmeraldazul.com | Nutricionista.com.pt | Vidaativa.pt | Eatright.org | Culturesforheath.com | Livestrong.com

Não perca tempo.
Não perca tempo.
BCook ou BCook Express
  • Receitas saudáveis e equilibradas
  • Confeção rápida e simples
  • Entregue à sua porta

Só falta mesmo escolher.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay