Mise en Place... Ready, set, go! | Blog BCooker's
BCooker'sum Blog saído da Caixa
22 junho 2017

Mise en Place... Ready, set, go!

Na cozinha

Mise en Place... Ready, set, go!

De certeza que já ouviu falar na expressão francesa mise en place e talvez até tenha julgado que se poderia tratar de uma sofisticada técnica de confecção culinária de nome pomposo.

Mise en place significa literalmente "pôr no lugar". Ou seja, consiste simplesmente, numa fase prévia de preparação de um prato, em separar, medir, lavar, cortar e deixar todos ingredientes e utensílios necessários para a receita dispostos e prontos a usar.

Segundo o Larousse Gastronomique, mise en place é o “conjunto de operações que precedem a preparação propriamente dita de cada serviço de restauração. Na cozinha profissional, a mise en place é um procedimento obrigatório que facilita e organiza todas as operações necessárias para a elaboração de qualquer preparação”.

É errado pensar que a execução da mise en place apenas se deve aplicar em cozinhas profissionais, senão vejamos:

  • quantas vezes se deparou com a falta de um ingrediente essencial já a meio da execução da receita e teve de parar tudo a meio para ir ao supermercado ou bater à porta da vizinha do lado?
  • quantas vezes deixou queimar algum preparado ao lume enquanto vasculhava a despensa à procura de um ingrediente perdido atrás de uma prateleira ou lavava e descascava um legume sem ter os olhos postos no fogão?
  • quantas vezes se enganou a medir um ingrediente com a pressa de o adicionar  e não perder o ponto de confecção?

É fundamental a execução da mise en place para a boa execução de qualquer receita, precisamente para evitar erros que se cometem enquanto se distrai ou perde tempo a ir buscar ou a preparar ingredientes. Além disso, com tudo previamente organizado, estará sempre com os olhos postos nos passos da sua receita, pelo que tudo será mais rápido e feito com maior atenção.

Assim, a execução na mise em place não se trata de uma perda de tempo, mas numa sábia gestão de tempo para uma receita de sucesso.

Com tudo à mão pronto a usar, de certeza que terá muito mais prazer a cozinhar, sentindo-se o(a) verdadeiro(a) Chef da casa!

Por: Mónica Pereira

Não perca tempo.
Não perca tempo.
BCook ou BCook Express
  • Receitas saudáveis e equilibradas
  • Confeção rápida e simples
  • Entregue à sua porta

Só falta mesmo escolher.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay