Reeducação alimentar para evitar o desperdício | Blog BCooker's
BCooker'sum Blog saído da Caixa
5 junho 2018

Reeducação alimentar para evitar o desperdício

Na cozinha

Reeducação alimentar para evitar o desperdício

Normalmente fazemos contas quando compramos ingredientes mas não contabilizamos o valor daqueles que acabamos por deitar fora.

Não há uma consciência do valor daquilo que desperdiçamos nas nossas cozinhas, desde parte de legumes que deitamos fora porque não sabemos utilizar, a alimentos que ficam fora de prazo por falta de planeamento de um menu semanal, ao excesso de quantidades mal calculadas que acabam por não ser consumidas.

O combate ao desperdício alimentar nas famílias pode começar nas nossas casas se, cada um de nós fizer um consumo sustentável, com maior consciência do desperdício e do impacto que o mesmo tem na sociedade, no ambiente e na nossa economia familiar.

 

Programe as suas refeições para evitar o desperdício de alimentos 

Planeie o seu menu semanal familiar de forma integrada por forma a utilizar as sobras de uma refeição na seguinte e, ainda assim, manter uma alimentação equilibrada. O frango assado é disso um belo exemplo. O que sobra pode ser utilizado numa omeleta, numa quiche, em saladas, wraps ou até mesmo sandes para os lanches.

Se assar verduras para acompanhar o seu jantar, o que sobrar pode igualmente ser utilizado num deste pratos referidos anteriormente, ou outros, e o mesmo se aplica ao peixe a outros tipos de carne.

 

Como evitar o desperdício de alimentos?

 

Voltemos ao frango que planeou para uma das suas receitas para jantar.

  •  Desosse-o antes de levar a assar e utilize os ossos para um caldo caseiro que pode ser congelado ou utilizado num risoto na refeição do dia seguinte. O mesmo com os ossos em diversos tipos de carne e com as espinhas e partes menos nobres do peixe;

 

Quando assar verduras, não deite nenhuma extremidade fora.

  • Guarde-as num saco no frigorífico e quando forem suficientes faça um caldo de legumes caseiro para congelar e utilizar quando for preciso;

 

A base das sopas!

  • Já os talos de determinados vegetais e ervas aromáticas (brócolos, couves diversas) são excelentes para a base das suas sopas;

 

Se optar por produtos biológicos até as cascas pode aproveitar.

  • No caso da casca das batatas, temperadas com alho, ervas e azeite e levadas ao forno são um excelente snack. As de cenoura, desidratadas no forno e pulverizadas num processador, dão um excelente "sal" aromatizado para temperar as suas saladas;

 

Nunca deite pão fora!

  • Se estiver duro basta salteá-lo em azeite e transformá-lo em croutons. Se só precisar do miolo utilize a côdea para fazer pão ralado;

 

Congele ou faça conservas! 

  • Para usufruir das suas frutas e legumes preferidos ao longo do ano, com o sabor e os nutrientes de quando estiveram no seu auge, na sua época! Se tiver fruta a ficar demasiado madura, congele-a! Depois pode transformá-la em saudáveis gelados cremosos sem açúcar. Basta batê-la, ainda congelada, num processador.

 

Com a BCook garanta um estilo de vida saudável e sustentável

Saiba que, se optar por receber refeições BCook semanalmente, está a garantir um estilo de vida saudável e sustentável, porque:

  • na nossa entrega ao domicílio garantimos apenas as quantidades exatas de ingredientes para cada refeição, reduzindo o desperdício alimentar nas casas dos nossos BCookers.
  • escolhemos ingredientes de época de qualidade adquiridos a fornecedores locais.
  • promovemos combinações alimentares equilibradas nutricionalmente, preferindo sempre soluções que permitam confeccionar refeições rápidas e saudáveis. 
  • evitamos que tenha o stress de ir às compras e poupamos-lhe tempo para usufruir naquilo que mais gosta.

 

Fontes: OrganicA | Ciência Viva

Não perca tempo.
Não perca tempo.
BCook ou BCook Express
  • Receitas saudáveis e equilibradas
  • Confeção rápida e simples
  • Entregue à sua porta

Só falta mesmo escolher.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay