Blog BCooker's
BCooker'sum Blog saído da Caixa
13 junho 2018

Tenha uma alimentação saudável com consumo sustentável: opte pela cavala

Na cozinha

Tenha uma alimentação saudável com consumo sustentável: opte pela cavala

Em mês "oficial" da sardinha... consuma cavala! Damos-lhe boas razões para o fazer:

 

É, a nível ambiental e económico, de consumo sustentável

Ao contrário da sardinha que, em Portugal e Espanha, teve uma redução acentuada de stock na última década (caiu de 106 mil toneladas em 2006 para 22 mil em 2016) que levou a que a sua captura fosse proibida, no nosso país, nos primeiros 4 meses deste ano de modo a garantir, no longo prazo, a sustentabilidade ambiental, as cavalas pescadas na Península Ibérica são ainda uma espécie abundante. Esta abundância faz com que o seu preço não seja elevado, sendo por isso um peixe muito adequado para a economia familiar principalmente quando comparado, uma vez mais, com a sardinha que devido à sua crescente escassez viu o preço disparar.

 

Está no topo da lista dos ingredientes indicados numa alimentação saudável

Para além de ser um peixe delicioso, sucessivos estudos científicos demonstraram que o consumo deste peixe azul é benéfico para a saúde, particularmente devido ao seu alto teor de ácidos gordos essenciais (ómega 3) que beneficiam a saúde cardiovascular e melhoram a função cognitiva (memória).

No momento de comprar, garanta que a cavala está nas melhores condições para consumo. Dê atenção especial aos olhos que devem estar brilhantes e convexos. Deve ainda ter um odor agradável e um aspecto firme. E não se esqueça que no caso da cavala, e ao contrário de outros peixes, quanto maior, mais saborosa é!

 

Perfeita para confeccionar um jantar rápido 

A cavala tem uma particularidade muito interessante: não tem escamas nem grandes barbatanas, facilitando assim a sua preparação no momento de a cozinhar. Para além da opção de comprá-la fresca ou congelada, e cozinhá-la das mais diversas formas (no forno, frita, cozida, fumada, grelhada) existem atualmente muitas conservas de enorme qualidade que permitem preparar uma refeição em poucos minutos.

 

Na BCook a cavala faz parte do nosso plano de alimentação saudável 

Apesar de ser uma das espécies mais abundantes na costa portuguesa, a cavala foi até há bem pouco tempo negligenciada por não ter grande valor económico, sendo muitas vezes rejeitada ao mar. Atualmente a sua popularidade aumentou, quer pelos reconhecidos benefícios para a saúde como pela aposta de muitos Chefs que recriam pratos tradicionais e a enaltecem nos seus pratos.

Na BCook, a nossa Chef Mónica Pereira também o fez! Este ano os nossos BCookers já tiveram oportunidade de saborear dois pratos com cavala, completamente "fora da caixa": filetes de cavala com molho de framboesas e pizza com cavala! E as surpresas com este ingrediente tão versátil ainda não terminaram. Se não quer perder receitas audaciosas e deliciosas com cavala, esteja atento ao nosso Menu Semanal.

 

Fontes: Guia de pescado | Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Não perca tempo.
Não perca tempo.
BCook ou BCook Express
  • Receitas saudáveis e equilibradas
  • Confeção rápida e simples
  • Entregue à sua porta

Só falta mesmo escolher.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay