Wok - Como escolher antes de comprar | Cozinhar com Wok, Receita de Nasi Goreng | Blog BCooker's
BCooker'sum Blog saído da Caixa
6 outubro 2017

'Wok' deve saber antes de comprar este utensílio

Na cozinha

'Wok' deve saber antes de comprar este utensílio

Chama-se Wok, é uma panela/frigideira muito utilizada nos países asiáticos e um dos utensílios mais versáteis em qualquer cozinha.

 

A maior vantagem de cozinhar com uma wok é a conservação dos nutrientes e do sabor. Para além disso, distingue-se das frigideiras convencionais pela profundidade que possui, de cerca de 10 cm, que retém o calor e permite que o mesmo seja bem distribuído por todo seu interior cozinhando os alimentos por igual de uma só vez e em pouco óleo, tornando-se assim uma alternativa mais saudável. Antes de comprar uma Wok, é importante responder a algumas questões.

 

Profundamente redonda ou ligeiramente achatada?

As wok tradicionais têm uma forma de tigela profunda porque foram criadas para se encaixarem numa abertura circular diretamente sobre a lareira. Para os fogões atuais, as wok com fundos redondos requerem um anel estabilizador. São mais indicadas para saltear legumes e proteínas em pedaços menores. As wok ligeiramente achatadas na parte inferior e com lados suavemente inclinados, são ideais para selar pedaços grandes de proteínas, pois têm muito espaço de calor na parte inferior, enquanto ainda fornecem um amplo volume e espaço para manipular os ingredientes.

 

Com ou sem orelhas?

Os modelos mais tradicionais são mais pesados e por isso têm duas alças laterais, essenciais para erguer e transportar a wok do fogão para a mesa. Em versões mais recentes, a wok pode vir com um cabo de frigideira e uma pequena alça auxiliar do lado oposto ou apenas um cabo de frigideira e são a melhor opção para cozinheiros iniciantes. É a mais popular e fácil de manusear, porque facilita o equilíbrio da manipulação, a agitação e a elevação da wok, mas é uma questão de gosto pessoal

 

Em aço carbono, aço inoxidável, ferro, teflon ou alumínio?

Há quem diga que uma verdadeira wok tem de ser em ferro, mas existe em diversos materiais, cada qual com a sua especificidade:

  • Aço carbono: segundo a nossa pesquisa, parece ser a melhor aposta. Aquece de forma rápida e uniforme, é durável, barato e, quando devidamente cuidado, acabará com uma superfície praticamente antiaderente. Quando comprar uma wok de aço carbono, pressione os lados. Eles não devem dobrar quando pressionados, caso contrário significa que precisa de uma com mais espessura (cerca de 2 mm).
  • Aço inoxidável: fabricadas maioritariamente com ferro, contém também cromo e níquel, substâncias que não passam para os alimentos. No entanto, são extremamente pesadas, difíceis de manobrar e demoram muito tempo a aquecer e arrefecer.
  • Ferro fundido: usar woks de ferro pode contribuir para aumentar o teor de ferro dos alimentos, uma vez que este metal é libertado durante a cozedura. Oferece uma superfície antiaderente melhor, mas também demora um tempo relativamente longo para aquecer e arrefecer, devido à sua espessura. O principal problema com o ferro fundido é que, quando é muito fino, é extremamente frágil e quando as wok são fabricadas com a espessura suficiente para serem duráveis, são extremamente pesadas o que dificulta o manuseamento das mesmas.
  • Teflon: as wok revestidas em teflon permitem a função antiaderente e uma limpeza fácil. No entanto, os ingredientes tendem a reter sucos em vez de dourar e são boas apenas para uso ocasional uma vez que o revestimento não resiste a temperaturas elevadas frequentes. Do que apurámos, quando o revestimento já não está em condições, este material à base de politetrafluoretileno pode libertar substâncias tóxicas nocivas para a saúde. Por outro lado, também não parece ser uma opção ecológica, pois se o teflon estiver muito tempo ao lume evapora originando gases CFC’s que destroem a camada de ozono.
  • Alumínio: tal como acontece com a teflon, as woks de alumínio têm que ser mantidas em excelentes condições, caso contrário os átomos de alumínio das panelas podem provocar diferentes processos metabólicos associados a doenças do foro osteoarticular, neurológico e hematológico.

 

Se já tem a sua wok, espreite esta receita de Nasi Goreng que temos para si.

Fontes: The Spruce | Fine Cooking | Revista Prevenir

Não perca tempo.
Não perca tempo.
BCook ou BCook Express
  • Receitas saudáveis e equilibradas
  • Confeção rápida e simples
  • Entregue à sua porta

Só falta mesmo escolher.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay