A importância para a saúde da atividade física aliada a uma alimentação equilibrada | BCooker's
BCooker'sum Blog saído da Caixa
3 julho 2017

A importância para a saúde da atividade física aliada a uma alimentação equilibrada

Na saúde

A importância para a saúde da atividade física aliada a uma alimentação equilibrada

Quando falamos de saúde, falamos de um direito fundamental a qualquer ser humano, que deve ser visto como um todo (físico, psíquico e social), envolvendo os seus aspetos positivos e não apenas a ausência de doença (Organização Mundial da Saúde).

Para se alcançar um estado adequado de bem-estar físico, mental e social, cada indivíduo deverá ser capaz de identificar e concretizar as suas aspirações, de satisfazer as suas necessidades e adaptar-se ou modificar o meio ambiente.

Uma alimentação equilibrada, entendida como uma boa nutrição, aliada à prática regular de exercício físico, são preditores da boa saúde e é por isso fundamental a procura de um equilíbrio entre a energia que se consome e a energia que se gasta. Quanto menos energia gastarmos no nosso dia-a-dia, menos calorias devemos consumir, e vice-versa.

A prática de atividade física tem um papel de extrema relevância na prevenção e terapia pelos seus efeitos sobre algumas patologias degenerativas, quando assente em normas, regras e procedimentos racionais que motivem e proporcionem o aperfeiçoamento corporal, afastando desde logo exageros ou fundamentalismos.

Se as tendências atuais vão no sentido de “desmedicalizar” o conceito de saúde, tal situação não pode traduzir-se, a prazo, numa “remedicalização” do desporto, transformando-o numa espécie de solução para todos os males.

Em termos gerais, o exercício moderado ao longo da vida reduz de forma substancial a incidência de doença cardiovascular chegando a reduzir, segundo alguns estudos, 30% o risco de se contraírem estas doenças. Ao contrário do que se pensava no passado, consegue-se obter este efeito protetor com uma atividade de intensidade moderada, desde que praticada diariamente. Assim, uma caminhada diária com passada rápida de aproximadamente 20-30 minutos ou uma caminhada três vezes por semana, mais uma atividade de dança 2 vezes por semana, por exemplo, é tão eficaz como uma atividade intensa, por exemplo, correr 30/40 minutos, 2 a 3 vezes por semana.

Tal como na alimentação, também no exercício devemos procurar o equilíbrio uma vez que a prática de exercício físico em excesso está associado ao aumento do stress oxidativo, levando ao envelhecimento precoce.

Por Tânia Barbosa

Não perca tempo.
Não perca tempo.
Receba os ingredientes em casa.
  • Os ingredientes mais frescos
  • Receitas originais criadas para si
  • Um serviço de entrega à porta

Só falta mesmo o seu toque de chef.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay