Comida congelada: uma inimiga ou uma aliada?
BCooker'sum Blog saído da Caixa
25 setembro 2018

Comida congelada: uma inimiga ou uma aliada?

Na saúde

Comida congelada: uma inimiga ou uma aliada?

Comida para congelar, quais os benefícios nutricionais?

É senso comum associar os produtos frescos à comida de qualidade. Mas será que é assim tão linear? Será a comida congelada uma inimiga ou uma aliada?

A verdade é que os produtos congelados respondem a necessidades simples tais como comodidade e rapidez na preparação, para além de terem longos prazos de validade, que lhes permite serem consumidos quando é mais oportuno, sem a pressão da validade curta. No entanto, são muitas vezes evitados, por serem considerado poucos saudáveis, o que não corresponde à verdade. Para além de práticos, os alimentos congelados são também saudáveis e oferecem muitos outros benefícios que os produtos frescos não conseguem, até mesmo no caso da comida pronta. Obviamente, não nos referimos à comida congelada industrializada, com aditivos, sódio e gorduras, mas sim à caseira ou aquela confeccionada com métodos que não necessitam de conservantes, como a técnica de cozinhar a vácuo, da qual já falamos aqui no BCooker's.

 

Congelamento de alimentos - Vantagens

É indiscutível o valor dos produtos frescos, locais e de preferência biológicos. Mas estas premissas não se alteram se, em vez de frescos forem congelados. Pelo contrário, em alguns casos até melhoram. A Universidade da Califórnia realizou um estudo, no qual comparou frutas e legumes, frescos e congelados, e verificou que, em alguns casos as propriedades eram mais elevadas nas versões congeladas. Foi o caso da vitamina B nos brócolos e da vitamina C no feijão verde, mirtilos e milho.

A verdade é que, mesmo quando comprados frescos, nem sempre consumimos as frutas ou vegetais de imediato. A partir do momento em que são colhidos, até serem efetivamente consumidos, as frutas e vegetais perdem gradualmente nutrientes, devido às condições de transporte, armazenamento e distribuição, em que são expostos a humidade, luz e temperaturas que interferem com a sua composição. Pelo contrário, o congelamento de alimentos mantém-nos o mais próximo do seu estado natural, porque as frutas e os vegetais são colhidos quando estão maduros e congelados em poucas horas, preservando os nutrientes, nomeadamente vitaminas, que são muito sensíveis e facilmente perecíveis.

 

Benefícios de conservação 

A conservação a baixas temperaturas garante a qualidade, sabor e frescura dos alimentos durante mais tempo.  Para além disso, devido às baixas temperaturas, há uma menor probabilidade de desenvolvimento e multiplicação de agentes patogénicos, tornando a data de validade dos congelados maior do que a dos alimentos frescos.

 

Prático, cómodo e diversificado

Comer bem e de forma saudável pode ser um desafio para muitas famílias, devido à falta de tempo para programar refeições, ir ao supermercado e ainda ter que cozinhar. No entanto, a tarefa diária de cozinhar pode tornar-se desnecessária se optar por dedicar um ou dois dias a preparar refeições para toda a semana e depois congelá-las. Por outro lado, diversifica a alimentação e pode ter sempre disponíveis produtos de época que foram congelados quando estavam na sua melhor altura para consumo.

 

Ausência de químicos

Os produtos congelados não necessitam de aditivos para garantir a sua conservação, uma vez que o frio é o conservante natural do alimento.

 

Redução do desperdício

Como há um planeamento das refeições, a economia dos alimentos acaba por ser total uma vez que são embalados nas porções certas para as necessidades de uma refeição. Nos congelados só é consumido o que é necessário. Se for comida pronta congelada, cozinhada sem aditivos, não gera lixo na cozinha e evita gastos de água relacionados com a higienização e a confeção dos alimentos.

Não perca tempo.
Não perca tempo.
BCook ou BCook Express
  • Receitas saudáveis e equilibradas
  • Confeção rápida e simples
  • Entregue à sua porta

Só falta mesmo escolher.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay