Batata-doce de Odemira: do agricultor para a sua mesa | Blog BCooker's
BCooker'sum Blog saído da Caixa
14 fevereiro 2018

Batata-doce de Odemira: do agricultor para a sua mesa

Saídos da caixa

Batata-doce de Odemira: do agricultor para a sua mesa

Na BCook sabemos que é possível encontrar o sabor genuíno dos alimentos quando estes são tratados com respeito, por isso escolhemos cuidadosamente os nossos fornecedores para garantir ingredientes de alta qualidade, frescos e de época.

Com estas premissas e ao optarmos por produtos locais, descobrimos o fornecedor ideal para a nossa batata-doce, uma pequena empresa familiar do Alentejo ao qual ficámos automaticamente rendidos!

 

Não é por acaso que a batata-doce é rainha no Concelho de Odemira

Muito mais do que estar na moda em muitas dietas fitness, a batata-doce integra a dieta mediterrânica e faz parte da riqueza gastronómica do nosso País.

Graças à localização perto do mar, ao clima moderado, à boa luminosidade e aos solos arenosos - condições naturais ideais para o desenvolvimento da batata-doce -,  é na Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano que se concentra a maior produção de batata-doce em Portugal. E é em Odemira, na Costa Alentejana, que estão concentrados o maior número de produtores do Alentejo.

A importância da cultura, a qualidade do produto e a existência duma variedade regional (a Lira) garantiu o reconhecimento como produto com Indicação Geográfica de Proveniência (IGP) e o número de produtores tem crescido, com os olhos postos na exportação.

 

"Batata-doce de Odemira" a empresa familiar que está a conquistar o País

Desde a qualidade do produto (produtos de época, com apenas uma produção por ano), à simpatia e profissionalismo dos colaboradores que nos permitiu estabelecer relações pessoais e de confiança com a empresa, fomos conquistados logo que iniciámos contactos para termos a "Batata-doce de Odemira" como nosso fornecedor.

A batata-doce de Odemira é uma empresa familiar que existe há 10 anos e que tem crescido aos poucos, quase que ao ritmo da Natureza. Até janeiro de 2017, a batata-doce só era comercializada na Região do Alentejo e Algarve. Depois começou a ser comercializada em Lisboa através da entrega ao domicílio nos Concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Odivelas, Oeiras e Sintra.

 

Qualidade em três cores: amarela, roxa e laranja

Atualmente a Batata-doce de Odemira conta com cerca de 30 hectares de plantação nos quais produz três variedades de batata-doce: 90% da produção é amarela e 10% é da roxa e laranja. A qualidade da batata-doce advém da região onde é plantada, mas também das boas práticas utilizadas na sua produção. Há um contínuo respeito pelo crescimento natural da plantação, esta é feita de forma a respeitar a terra, a época de sementeira e a época de colheita da batata.

Como a batata-doce de Odemira é armazenada à temperatura ambiente, a partir de Abril acaba a sua comercialização, de forma a respeitar e preservar a suas caraterísticas de excelência para consumo. É a partir desta data que começa o longo ciclo entre a plantação e a colheita: a sementeira inicia-se entre Abril e Maio e ocorre até Agosto e a colheita entre Agosto e Dezembro, dependendo das condições atmosféricas desse ano. Desta forma nunca há um grande período de armazenamento, responsável por reduzir a qualidade da batata-doce.

Porque queremos os melhores, na BCook escolhemos com cuidado os fornecedores que oferecem garantias de cultivo dos seus legumes e frutas nas condições mais favoráveis para o seu desenvolvimento, por isso escolhemos a "Batata-doce de Odemira", cuja produção é feita por quem foi agricultor a vida toda, tendo não só a sabedoria proveniente da sua experiência, mas também o respeito pela terra que foi sempre o seu sustento. São estes ingredientes que nos inspiram e o resultado é o sabor, a riqueza nutricional e a diversidade das receitas BCook.

 

Para saber mais sobre a "Batata-doce de Odemira", consulte a página de Facebook ou o perfil no Instagram.

Não perca tempo.
Não perca tempo.
Receba os ingredientes em casa.
  • Os ingredientes mais frescos
  • Receitas originais criadas para si
  • Um serviço de entrega à porta

Só falta mesmo o seu toque de chef.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay