Joana Moura - Da Dieta Paleo à Gastronomia Molecular | Blog BCooker's
BCooker'sum Blog saído da Caixa
2 agosto 2017

Joana Moura, a arquiteta que 'saiu da caixa' para viver a sua paixão

Saídos da caixa

Joana Moura, a arquiteta que 'saiu da caixa' para viver a sua paixão

Joana Moura é o exemplo perfeito de alguém que teve a determinação, coragem e visão para mudar completamente a sua história. Foi tão bem-sucedida que é motivo de inspiração para a nossa rubrica "SAÍDOS DA CAIXA".

Formada em Arquitetura Paisagística e em Design percebeu, depois de 7 anos a trabalhar num atelier, que não era aquilo que queria para a sua vida. Não sabia ao certo o que queria fazer, mas tinha a certeza que não queria estar ali.

 

"Acho que quando tomamos decisões de vida e quando sabemos que não é ali que queremos estar, há qualquer coisa forte que nos obriga a mudar. Senão ficamos doentes ou... não estamos bem" - Joana Moura

 

A paixão pela culinária

Foi então que, em 2005, mudou o rumo da sua carreira dedicando-se à paixão que sempre teve pela culinária. Juntou férias e folgas e graduou-se em pastelaria pela escola superior Cordon Bleu e Pierre Hermé e em cozinha pela escola Ritz Escoffier, ambas em Paris. Quando chegou a Portugal, demitiu-se!

 

"Quando estamos no percurso certo, as coisas começam a fluir, as portas começam a abrir-se" - Joana Moura

 

Coincidência, ou não, nessa altura encontrou uma amiga que estava a iniciar um projeto de formações sobre ciência na cozinha. Decidiu participar em quatro encontros “Ciência, Arte e Cozinha” realizados em Paris e organizados pelo Professor Doutor Hervê This ("pai" da Gastronomia molecular) e adorou. Nestes encontros, apresentou o resultado de projetos de investigação, que valeram a Portugal vários prémios.

 

Cozinha com ciência

Em 2007 fundou juntamente com quatro cientistas portuguesas a empresa Cooking.Lab, uma referência na área da inovação em gastronomia, tendo como core business a I&D (Investigação e Desenvolvimento) na área das Ciências Gastronómicas, a divulgação da ciência Gastronomia Molecular e a formação na área da cozinha de vanguarda.

Em 2011 tornou-se Mestre em Ciências Gastronómicas, pelo Instituto Superior de Agronomia em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia e, como resultado do trabalho desenvolvido durante o curso, escreveu o livro "Cozinha com ciência e arte" premiado com o um “Cook Book Award” pela Gourmand Cook Book Awards e com o "Prix de la Litterature Gastronomique" da Academia Internacional de Gastronomia, que se encontra na 3ª Edição.  Escreveu-o quando estava grávida do primeiro filho!

Com diversos projetos entre mãos, foi também nesta altura convidada pelo Chef José Avillez para criar um laboratório no Belcanto. Aceitou o desafio e uma vez mais foi a aposta certa: conquistaram a segunda estrela Michelin e abriram o projeto Mini-bar onde fez os testes para o menu. Do seu currículo na área de consultoria em inovação gastronómica constam trabalhos para diversos restaurantes e profissionais de cozinha, tais como: Chef Henrique Sá Pessoa; Chef Ljubomir Stanisic, Chef Luís Baena; Chef Nuno Lima, entre outros.

 

O Mundo Paleo

Entre o primeiro e o segundo filho, engordou 9 quilos acumulados entre horários sem regras e esse foi mais um acontecimento na sua vida que levou a que abraçasse um novo desafio: o Mundo Paleo. Devorou livros sobre bioquímica, pesquisou sobre o que acontece às hormonas quando deixamos de comer açúcares simples e embarcou num programa de desintoxicação durante 30 dias (W30): um regresso aos princípios básicos da alimentação, sem ingerir açúcar ou comida processada.

 

"30 dias depois já não se quer voltar ao antigamente (...) Vivemos numa sociedade em que somos todos viciados em açúcar. Mas depois do W30, parece que há um bloqueio mental: o que é que comia antes?". - Joana Moura

 

Desde 2013 pratica, com a sua família, um regime alimentar e estilo de vida paleo. Coordena e modera um grupo no facebook sobre alimentação paleo e vários grupos de coaching mensais, para promover a saúde e mudança de hábitos alimentares para uma dieta mais saudável, sustentada em produtos frescos e alimentos sazonais. No início de 2016 lançou o livro: "30 dias para mudar de vida, Detox Paleo", que procura ser um caderno de iniciação a uma alimentação mais consciente (encontra-se na 3ª Edição) e está, atualmente, a especializar-se em nutrição funcional, uma abordagem de vanguarda sobre nutrição e saúde. 

 

Alimentação saudável para bebés e crianças

Juntamente com a Drª Joana Appleton Figueira escreveu recentemente o livro “Comer bem, crescer saudável” (Novembro 2016, encontra-se na 2ª Edição), o mais recente guia para pais e cuidadores, sobre como fornecer uma alimentação saudável, saborosa e consciente para bebés e crianças.

 

"Acho que, com a idade e, depois de ter tido filhos, aumentei a minha preocupação, também para eles fazerem em casa uma alimentação mais correta. Até aquilo que lhes dão nas escolas como certo não é. Se não tiverem uma boa base e não souberem distinguir as coisas depois torna-se mais complicado fazerem as escolhas certas. - Joana Moura

 

Já percebeu porquê que a Joana Moura encaixa na perfeição na nossa rubrica "SAÍDOS DA CAIXA"? Pode encontrá-la, e a toda a sua arte e sabedoria, em:

Não perca tempo.
Não perca tempo.
BCook ou BCook Express
  • Receitas saudáveis e equilibradas
  • Confeção rápida e simples
  • Entregue à sua porta

Só falta mesmo escolher.

Madeira Região Madeira Portugal 2020 UE EasyPay